O Festival de Dança: COLECIONADORES DE MEMÓRIAS, realizado pela Academia Trans-Forma Centro de Danças no dia 22 de dezembro de 2023, foi um espetáculo emocionante e que nos fez crescer, foi um processo cheio de surpresas, emoções e lutas.
Foi realização de feitos que pareciam impossíveis de se concretizarem e que só a ousadia tem a capacidade de explicar. Foi quase impossível, pois o nosso Cine Teatro Virgínia se encontra com as portas fechadas e tivemos de transformar um espaço em um teatro. Foi difícil, mas acreditamos que somos capazes. Tivemos de contratar empresa para a montagem de um palco (este de acordo com as normas de um grande espetáculo), locação e empréstimos de cadeiras para melhor acomodação do público, improvisar e contratar estruturas metálicas para camarim para acomodação de cerca de 180 bailarinos, monitores, professores e muito mais.
A coragem, fé, e a ousadia nos fizeram acreditar que somos capazes de realizar um grande sonho e este é o que nos desafia, nos transforma!
O tema Colecionadores de Memórias, relatou momentos ocorridos e inesquecíveis em nossas vidas; lembranças maravilhosas que deixaram saudades e que ficaram guardadas em nossas vidas, em nossos corações.
Fatos da nossa infância, adolescência e, ou na fase adulta. Lembranças como encontros, uma história, um filme, uma música, um lugar, momentos com a família e amigos, um amor vivido e ou mesmo não vivido; mas que ficaram para sempre em nossas memórias! Lembranças que jamais serão esquecidas e que nos impulsionam a irmos para frente, prosseguirmos e que nos fazem acreditar que dias melhores virão e que o futuro será de grandes sonhos realizados. O espetáculo superou as nossas expectativas, pois os ingressos esgotaram com muita antecedência antes do festival. A casa lotada com um público maravilhoso e que irradiava energia até o palco.
Foi maravilhoso presenciar cada olhar, cada rosto do público presente. Assim, mesmo com tanta energia positiva, esperamos que o nosso próximo espetáculo (evento) as portas do Cine Teatro Virgínia estejam abertas para melhor acomodação de todos que apreciam a Arte, a Cultura e a Dança, pois estes não podem ficar no esquecimento. Isto é um apelo que dos que sabem que uma cidade sem Arte ficará no esquecimento!
O elenco contou com a participação de cerca de 180 bailarinos / artistas curvelanos (crianças, adolescentes e adultos) que se dedicaram com cada gesto, mãos estendidas, braços amigos e corpos inteiros em nosso sonho de trazer e manter a Dança a nossa cidade com mais ênfase e deslumbre.
O espetáculo contou também com o Grupo Mãos Amigos da Academia Trans -Forma (amigos , ex bailarinos, e mães de bailarinos) que fazem parte da nossa família Trans-Forma e estão sempre presentes para que o sucesso seja alcançado.
Foram apresentadas 19 coreografias de acordo com o tema proposto:
Coreografias:
Primeiro ato – Lembranças que deixam saudades
1 - Valsa de Flocos - Ballet Clássico de Repertório - Grupo Corpo de Baile
2 - Dançando com as Bonecas - Ballet Clássico Livre - Grupo Ballet Baby Class
3 - Esmeralda - Ballet Clássico de Repertório- Bailarina Fantiny Pereira
4 - Perdoe-me Ballet Clássico Livre - Grupo Ballet Adulto / Fitness
5 - Vivendo um Conto Infantil “Chapeuzinho Vermelho” - Ballet Clássico Livre - Grupo Ballet Baby Class
Segundo ato – Todos nós temos máquina do tempo
6 - Memórias - Ballet Clássico Livre - Grupo Corpo de Baile
7 - Lembranças através das Paquitas - Ballet Clássico Livre - Grupo Baby Class
8 - Experimentando sensações na Dança - FitDance - Grupo Infanto-Juvenil
9 - Tarantella - Dança à Caráter - Grupo Ballet Corpo de Baile
10 - A Graciosidade das Gatinhas Saltimbancos - Ballet Clássico Livre - Grupo Ballet Infantil Preparatório 1
11 - O Fantástico Mundo das Barbies - Jazz Infantil
Terceiro ato – Saudades... saudades!
12 - Deslumbramento - Chicago! - Jazz Corpo de Baile
13 - A Magia através do Harry Potter - Ballet Clássico Livre - Grupo Ballet Infantil Preparatório 2
14 - Fada Açucarada O Quebra Nozes - Ballet Clássico de Repertório - Bailarina Ana Lívia
15 - Um Toque de Emoção Através de Let -Be. Ballet Clássico Livre - Grupo Ballet Infantil Básico.
16 - Lembrando Madona - Jazz Infanto-Juvenil
17 - Cordão Umbilical - Dança Contemporânea- Grupo Corpo de Baile
Quarto ato – Colecionadores de Memórias, uma linha entre o passado e o presente
18 - Vivenciando a Noviça Rebelde - Ballet Clássico Livre - Grupo Infanto-Juvenil Introdução à Ponta
19 - Me Apaixonando - Jazz Lyrical - Grupo Corpo de Baile
20 - Encerramento
Dançar é alegria e é ser feliz, pois ninguém dança por estar sofrendo ou porque é infeliz. Dançar é uma das mais belas formas de arte performativa, e que dá tanta satisfação a quem participa e a quem assisti.
Assim é a Academia Trans-Forma através da atividade física, através da arte da dança, pois esta não é conformação, é transgressão, é emoção, é sentimento, é representação do que a palavra não pode dizer.
A vocês bailarinos, professores, funcionários que dedicaram, doaram de coração, gratidão sempre!
A vocês pais ou responsáveis, aos patrocinadores e aos apoiadores, pela credibilidade, em acreditar em nossos sonhos e fazerem parte dele, que Deus ilumine sempre a vida de vocês. Obrigada a todos que acreditaram em nossos sonhos. Obrigada por fazerem parte da nossa vida, da nossa história, da Família Trans -Forma e que a ARTE da DANÇA esteja sempre dentro de vocês! Gratidão sempre!
Se é possível viver um sonho de dançar, o que você está esperando???????
Venha fazer parte também da Família Transforma!
Ass.: Dora Mourthé, Sophia Mourthé Motta e Fernando Mourthé Motta
Comentários: